A Sana não poupou despesas na criação deste espremedor, e isso vê-se. Tudo, desde a ergonomia do botão de controle, o motor silencioso, e o copo de sumo de cristal da Boémia, exibem qualidade. Mas eles também trouxeram muita inovação para o mercado de espremedores horizontais, especialmente com a velocidade variável e o novo sistema de extracção.
Mas como é ele a fazer sumo? Na verdade, muito bem. No nosso teste de aipo com filtro fino, ele igualou ou excedeu o rendimento dos nossos melhores espremedores verticais. Isso é realmente surpreendente, já que até agora nunca tivemos um espremedor horizontal perto do rendimento de um vertical. Os espremedores horizontais são conhecidos por sua flexibilidade e limpeza fácil, enquanto os verticais são conhecidos por seu alto rendimento. O Sana 727 realmente oferece o melhor dos dois mundos nesse aspecto.
Ficamos curiosos se o controle de velocidade variável dava algum benefício. Vimos um rendimento um pouco maior em velocidades mais baixas, mas não foi significativo. No entanto, depois de usar o 727 por alguns dias como nossa máquina diária e depois voltar para um espremedor padrão, descobrimos que perdemos a velocidade variável. Operamos principalmente nas velocidades 3 e 4 (90 e 120 rpm). A velocidade mais alta realmente fez o sumo significativamente mais rápido com alguns produtos. Se o sumo começasse a voltar, apenas reduzíamos a velocidade. Também descobrimos que poderíamos praticamente eliminar a espuma dos produtos propensos à formação de espuma executando a velocidade 1. É bem lento, mas a pressão suave fez um sumo muito límpido.
Nunca vimos um sensor de reversão automática fora dos espremedores Angel. É um sensor para proteger o motor, caso o espremedor esteja sobrecarregado. Raramente encravava durante a extracção do sumo, mas às vezes aconteceu ao fazer manteiga de frutos secos e também com o extrator de óleo opcional. O extrator de óleo leva cerca de 30 segundos para a fricção acumular calor suficiente para a extração eficaz do óleo, e o sensor foi acionado algumas vezes ao produzir óleo de linhaça no início. Mas, uma vez iniciado, conseguimos executá-lo na velocidade máxima. Era impressionante, ver um fluxo de óleo saindo em vez do gotejamento normal.
Uma coisa que notamos se a rodássemos na velocidade mais alta é que algumas vezes a polpa voltava para a saída de sumo. Mas o filtro de aço inoxidável incluído que se encaixa no copo de sucção filtrou isso. Não era um problema em velocidades mais baixas e dependia dos produtos utilizado para o sumo.
Na prática, gostamos muito da remoção com um toque. Enquanto o sistema de colar usado em outras horizontais é bom, o sistema do 727 é um pouco mais rápido, especialmente ao conectar o conjunto de extracção. A torneira do sumo nos surpreendeu, pois não é algo que você queira manter fechado durante o sumo. Mas na verdade é um toque brilhante, sendo capaz de fechá-lo após o uso para evitar pingos ao carregá-lo na pia. Também é útil manter-se fechado ao limpar o tambor, para encher com água. O tubo de alimentação duplo é útil para verduras, como o da Sana 828 vertical. No entanto, é um pouco mais difícil limpar a parte interna do tubo de alimentação se você estiver produzindo algo como manteiga de frutos secos. Nesse caso, recomendamos uma escova de cerdas longas. Não é um problema com sumos, pois você apenas enche o tambor com água.
Os recipientes para sumo em vidro e o de polpa em inox mantêm a tradição da Sana de incluir acessórios premium. O vidro de cristal da Boémia é impressionantemente pesado e a capacidade de 500 ml é suficiente para uma ou duas pessoas. Existe um recipiente de sumo de plástico opcional de 1 litro. O recipiente de polpa de aço inoxidável é muito grande e fica bem ao lado do espremedor.
No geral, achamos que o 727 ganha seu apelido "Supremo". É possivelmente o melhor espremedor que já testamos. É caro, embora tenha um preço semelhante a outros espremedores de trado simples de última geração. O rendimento, a facilidade de uso, a flexibilidade e a qualidade premium geral tornam-o altamente recomendado.