Assim como fizeram com o 808, a Sana novamente tem um vencedor com o 828.
As alterações em comparação com o 808 são incrementais, mas úteis. No início, ficamos um pouco intrigados com a alavanca de controle de polpa. Em vez de ser um regulador de pressão analógico como no espremedor horizontal Sana 606, a alavanca de controle de polpa da 828 é projetada para libertar a pressão para facilitar o sumo de frutas moles ou fibrosas. Na prática, descobrimos que é útil para o final do sumo para colocá-lo na posição "meio aberta", já que isso empurrava mais polpa e tornava mais fácil a limpeza.
O funil duplo não é tão grande quanto a boca larga dos Kuvings ou MMV. Mas como geralmente cortamos os produtos em pedaços menores com máquinas verticais, não foi um problema. A bandeja lateral acabou por ser especialmente útil para o espinafre, pois podíamos deslizar um punhado de espinafre para o lado da bandeja e, em seguida, empurrar para baixo a partir do topo. Isso eliminou o problema habitual das folhas de espinafre na bancada ou no sumo.
O filtro de sorvete é algo que normalmente não é encontrado num espremedor vertical. Nós os vimos como acessórios opcionais no Kuvings e no Omega MMV, então foi óptimo vê-lo incluído aqui. Este é estritamente concebido para sorvetes e sorvete à base de banana. Não recomendamos tentar fazer manteiga de amendoim com ele.
Nos nossos testes, descobrimos que ele foi projectado de forma semelhante ao Sana 808, com um rendimento um pouco maior. A consistência foi muito clara, com o mínimo de polpa medida em nosso coador. Surpreendentemente, descobrimos que o sumo das mesmas cenouras tinha um sabor notavelmente mais doce no 828 num teste de sabor cego. Acreditamos que alguns pedacinhos de polpa doce passaram a incorporar o sumo - muito finos para serem perceptíveis na textura do sumo. Ele lida com cenouras, espinafre, maçã e abacaxi sem problemas. A alavanca de regulagem da polpa era especialmente útil com o abacaxi, pois este tende a obstruir os juicers verticais.
As pequenas melhorias fazem diferença na utilização diária do 828. Percebemos que o sumo de maçã tinha menos espuma, provavelmente devido à baixa velocidade de rotação das lâminas de limpeza. O motor foi o mais silencioso que testamos, notavelmente mais silencioso do que o Sana 808. Estranhamente, o som de cenoura e o som de maçãs sendo processadas também ficaram mais silenciosos, quase como se a câmara de sumo fosse mais bem isolada. A ampla abertura da polpa com o grande entalhe no topo possibilitou uma limpeza mais rápida, embora a alavanca de controle de polpa integrada implique que a rolha de borracha sob a câmara de sumo não possa ser totalmente removida durante a limpeza.
O jarro de sumo de vidro foi um bom recurso. É o primeiro que vimos numa máquina vertical, que geralmente tem jarras de plástico menores que descoloram com o tempo (pelo menos as jarras livres de BPA). O recipiente de polpa também é de vidro, o que significa que você precisa tomar cuidado ao retira-lo ou batê-lo para retirar os últimos pedaços de polpa.
Os gostos são subjetivos, mas nós pessoalmente gostamos do design do 828. O interruptor grande para o espremedor é alto e na frente, exatamente onde deveria estar. A construção é sólida como sempre esperamos da Sana. A montagem e a desmontagem foram rápidas, especialmente porque o novo trado não precisa alinhar num entalhe no filtro de sumo. A limpeza foi semelhante a outros juicers premium, embora um pouco mais rápido devido à maior saída de polpa.
O 828 está definitivamente na classe superior de juicers verticais. Em termos de alternativas, o Kuvings 9500 e o Omega MMV similar têm um motor mais potente e um tubo de alimentação mais largo. Eles produzem sumo significativamente mais rápido, mas com um pouco mais de polpa. Também demoram um pouco mais para limpar e são um pouco mais barulhentos. O Sana 808 continua a ser uma boa escolha. É um pouco mais barato e funciona de forma semelhante, mas não inclui os acessórios de vidro ou o filtro de sorvete, bem como alguns dos recursos atualizados.