sso

Um estilo de vida saudável não é difícil

Está em todo lado: novos "segredos" para uma vida saudável. Somos bombardeados diariamente com novos conselhos e planos para viver um estilo de vida saudável. A maioria é tudo igual: coma bem, beba muita água, faça exercício regularmente, reduza o stress, relaxe, etc. A maioria destas coisas práticas todos nós sabemos. Mas sendo coerente e verdadeiro consigo mesmo, você segue estas recomendações?

Todos nós temos aqueles momentos de inspiração em que decidimos parar e reiniciar o nosso estilo de vida. Talvez seja a partir de uma resolução de Ano Novo, ou talvez de um artigo que se leu online. Infelizmente, isto muitas vezes segue o mesmo padrão - uma mudança extrema que geralmente não é sustentável. Começamos a beber litros de água, a comer apenas frutas e legumes, passar algumas horas no ginásio, e depois a ir para a cama completamente exaustos. É uma boa sensação no início, mas uma mudança tão extrema é difícil de sustentar. O corpo fica realmente stressado por esta mudança maciça, e mais cedo ou mais tarde começamos a arranjar todo o tipo de desculpas para ignorar o ginásio ou comer aquelas batatas fritas. Então, uma vez que se "falhou" numa coisa, vamos voltar ao velho estilo de vida, sentindo-nos frustrados e como um fracasso.

Da próxima vez que você quiser mudar o seu estilo de vida, tente fazê-lo de forma mais lenta. Os nossos corpos são naturalmente preguiçosos e, naturalmente, não querem adaptar-se a novas mudanças, mesmo os mais saudáveis. Tentar fazer muitas ou grandes mudanças de uma só vez apenas reduz as hipóteses de concretização. É melhor usar o bom senso e não fazer nada muito radical. A melhor maneira é começar com uma pequena meta, e ir acrescentando novos objetivos, gradualmente, à medida que o seu corpo se vai ajustando às mudanças.

Heart from water
Heart from water

Água

A água é o bloco básico de construção dos nossos corpos, sendo quase dois terços do nosso peso. Naturalmente, este é o melhor e muitas vezes mais fácil lugar para começar. Se não estamos a consumir água suficiente e, em vez disso enchemo-nos de bebidas não saudáveis, estamos a minar qualquer tentativa de ter um estilo de vida saudável. A água é, essencial, para todos os processos no organismo. Se você não tem água suficiente, e em vez disso, consume bebidas não saudáveis, é como tentar lavar um andar com água suja.

A água distribui nutrientes por todo o corpo. Mas se não tivermos água suficiente nos nossos sistemas, os nutrientes que consumimos não vão entrar devidamente nas nossas células. Assim, mesmo que você coma o mais saudável dos super-alimentos, se não tiver água suficiente no seu corpo, alguns desses nutrientes vão ser desperdiçados.

Outra função importante da água é expulsar os resíduos do nosso corpo. Se você não beber bastante água, os resíduos e as toxinas podem acumular-se no seu corpo. Como podemos esperar que nossos corpos funcionem com toda a potência quando há resíduos e toxinas acumuladas em toda a parte?

Se você está a tentar perder peso, vai ser muito difícil consegui-lo se não beber bastante água. Durante a perda de peso, o corpo produz ainda mais resíduos do que o habitual. Estes só podem ser eficazmente eliminados se bebermos muita água. Podemos dizer com toda a certeza: Se não se bebe água, não se perde peso.

Varied diet
Varied diet

Dieta variada

Existe uma regra simples no que diz respeito à alimentação: fique longe de dietas extremistas. Uma dieta saudável significa comer uma grande variedade de alimentos de forma regular. Há pessoas que adotam dietas bastante restritivas. Os Vegans, os crudivoristas, os macrobióticos, etc., mas mesmo estas pessoas, que seguem estes estilos de vida, compreendem a importância da variedade nutricional, e são capazes de substituir "alimentos em falta" com alternativas.

É fácil pensar que uma dieta saudável é comer apenas as mesmas frutas e legumes todos os dias, juntamente com litros e litros de água, e estar sempre com fome. Ou talvez comer apenas uma salada de alface para o almoço todos os dias. Este é um grande erro. Na verdade, comer apenas uma salada para o almoço é nutricionalmente muito incompleto. Os vegetais são, num certo sentido, neutros, uma vez que contêm pouca gordura e têm menores quantidades de proteínas ou hidratos de carbono. Têm no entanto uma grande quantidade de vitaminas benéficas, minerais e fibras, e devem ser complementados com outros alimentos. Cada refeição deve ter um equilíbrio de proteínas, carboidratos e gorduras. A cada semana devemos comer 30-60 diferentes tipos de alimentos. Isto é mais difícil do que parece, pois tendemos a manter os mesmos hábitos, mas não deixa de ser importante.

ATIVIDADE FÍSICA

Quando se fala em exercício, a primeira coisa que a maioria das pessoas pensa é em trabalhar duro no ginásio. Mas realmente o melhor exercício é o mais natural...

Caminhar

Caminhar, infelizmente, está a tornar-se menos comum na nossa sociedade moderna. O nosso estilo de vida ocupado e de fácil acesso a carros ou transportes públicos leva a que haja pouca necessidade para caminhar. É interessante que muitas pessoas não caminham durante o dia, mas depois vão pagar para passar o tempo na passadeira do ginásio a fazer a mesma coisa. Consegue obter os mesmos benefícios, fazendo apenas uma caminhada durante a tarde, ou saindo do autocarro algumas paragens antes.

CAMINHADA NÓRDICA

Uma atividade cada vez mais popular é a caminhada nórdica, que usa bastões especiais para caminhadas. É uma excelente atividade, uma vez que exercita não só as pernas, mas usa muitos músculos da parte superior do corpo. Fortalece os braços, costas e abdómen, e pode reduzir dores nas costas e nas articulações. É adequado para todos, não importa a idade nem a condição física. Uma vez que é um exercício para a totalidade do corpo, é ótimo também para a perda de peso.

Cykling
Cykling

CICLISMO

Andar de bicicleta é bastante suave para as articulações, por isso é ótimo para pessoas com dores articulares ou com sobrepeso. Aumenta a aptidão total do corpo, ajuda na perda de peso e melhora o humor. O ciclismo fortalece principalmente a parte inferior do corpo, por isso é melhor fazê-lo em combinação com a natação ou exercícios para a parte superior do corpo.

É importante levar sempre água quando andar de bicicleta. Se pensa fazer um percurso mais longo, é também uma boa idéia levar um pequeno lanche.

Running
Running

Corrida

Se caminhar é a primeira e mais natural forma de exercício para o corpo, correr é a segunda. São muitos os benefícios, incluindo o fortalecimento do sistema cardiovascular, a melhoria da função pulmonar, a queima de gordura, o fortalecimento do sistema imunitário, a construção muscular e a redução do stress. Uma potencial desvantagem é o desgaste sobre as articulações implicadas na corrida. No entanto, um plano de execução que comece de forma gradual e utilizando calçado adequado pode realmente fortalecer as articulações e ajudar a prevenir a osteoporose. O importante é comprar um par de sapatilhas de boa qualidade e começar bem devagar. Comece com distâncias curtas num ritmo lento, ou alterne entre caminhada e corrida. Conforme se for adaptando, o ritmo e distância pode ser aumentados gradualmente.

SWIMMING

A natação é uma das atividades mais saudáveis que podemos fazer. Além dos efeitos positivos sobre o corpo, também é uma ótima maneira de reduzir o stress. A natação é um treino completo para o corpo, exercitando em simultânea a parte superior e inferior do corpo. Assim como, é um ótimo treino cardiovascular e aumenta a taxa metabólica, o que ajuda na perda de peso. A natação é para qualquer um, independentemente da idade. Mesmo pessoas muito obesas podem desfrutar da piscina, já que a água suporta o corpo e reduz qualquer impacto sobre as articulações. Isto tem um impacto positivo, onde as articulações são reforçadas e peso é perdido.

EXERCÍCIOS DE EQUILÍBRIO

Exercícios de equilíbrio são bons de muitas maneiras. Estes exercícios fortalecem os nossos importantíssimos músculos estabilizadores, como os músculos de suporte ao redor da coluna vertebral, pélvis e abdómen. Esses exercícios ajudam a garantir uma postura correta, e que a cabeça, costas e pélvis estejam devidamente posicionados. Estes músculos não são utilizados frequentemente, especialmente se você está sentado a uma secretária ou em frente a um computador durante todo o dia. Isto pode levar a dores de costas ou pescoço. Os exercícios de equilíbrio podem aliviar essas zonas dolorosas comuns.

A chave para a atividade física é encontrar algo de que você gosta, e fazê-lo regularmente. Se você não gosta de correr ou andar de bicicleta, então não deve forçar-se a fazê-lo, uma vez que isso conduzirá inevitavelmente ao fracasso. Há muitas coisas que você pode fazer que são ótimas para o seu corpo. Até as lides e limpezas domésticas podem ser benéficas. Com o tempo, você vai até sentir desejo e necessidade em realizar essas atividades todos os dias. Essa sensação de prazer mostra bem como você está no bom caminho para uma vida saudável.

###message